sábado, 21 de março de 2009

Macaquinhos de imitação

Um grupo de cientistas colocou dez macacos numa jaula. No meio dessa jaula existia uma escada que dava acesso a um cacho de bananas que estava dependurado no tecto. Essa escada era a única forma de chegar às ditas bananas mas era muito estreita e só permitia que um macaco subisse de cada vez.

Cada vez que um macaco tentava subir a escada para chegar às bananas os restantes macacos eram presenteados com um magnífico jacto de água gelada que não era nada agradável. Assim que os macacos perceberam a lógica da coisa começaram a retaliar sobre o macaco que subia a escada. Passado algum tempo, qualquer macaco que tentasse subir a escada para chegar às bananas era imediatamente agredido pelos restantes e, a certa altura, já nenhum macaco tentava alcançar as bananas porque se o tentasse era agredido pelos restantes.

Após algum tempo os cientistas substituíram um dos macacos por outro. Mal esse macaco também tentou subir a escada para chegar às bananas mas os restantes agrediram-no violentamente não tendo sido necessária a intervenção dos cientistas com o temido jacto de água gelado. Umas quantas tentativas de subir a escada e outras tantas agressões pelo restante grupo de macacos foram o suficiente para que o novo elemento percebesse a ideia. Após mais algum tempo em que qualquer macaco que tentasse subir a escada era agredido pelos restantes, os cientistas voltaram a trocar um macaco do grupo inicial por outro. Todo o processo de tentativa de subir a escada para tentar alcançar as bananas e agressões se repetiu, assim como o processo de troca dos macacos.

A certa altura os cientistas tinham na jaula um grupo de dez macacos em que nenhum fazia parte do grupo inicial mas em que, qualquer um que tentasse subir a escada para alcançar as bananas, era agredido pelos restantes. Tendo em conta que nenhum desses macacos tinha levado com o jacto de água gelada mas agredia qualquer macaco que tentasse subir a escada, se fosse possível perguntar a um macaco porque o fazia e obter resposta, ele provavelmente diria:

"Porque sempre foi assim..."


Sem comentários:

Enviar um comentário