quarta-feira, 18 de março de 2009

Recordações do passado

Uma noite no hospital. Mais uma como outras tantas...

Tinha uma doente que me estava distribuída em plano e que era diferente de todas as outras: esta era enfermeira!

Falamos. Falamos muito... Falamos do hospital em tempos antigos, de como as coisas eram anteriormente, dos tempos passados da Enfermagem... É verdade que os enfermeiros de "antigamente" passaram por muito e muito lhes devemos. Sem eles nós (como profissão) não tínhamos sobrevivido até hoje. Temos muito para lhes agradecer. Temos muito que os honrar...

Noites sozinhos para 3 serviços com doentes incontáveis, noites sem auxiliares ou outro tipo de ajuda, ferver agulhas e seringas de vidro, afiar as agulhas, etc. Tanta coisa que eu só tinha ouvido e visto em museus, ali à minha frente, contadas na primeira pessoa...


Eu, o eterno lutador pela mudança, o eterno lutador contra os "velhos do Restelo", ali, a vergar perante uma pessoa que apenas me estava a contar a sua experiência pessoal...

As mudanças são inevitáveis na Enfermagem, estamos numa altura crucial para a profissão, mas devemos a todo o custo evitar o fraccionamento da nossa profissão. Devemos avançar mas ao mesmo tempo não devemos deixar ninguém para trás. Além de termos a força para mudar temos ainda de ter a força para levar os outros a nos seguirem.

Sem comentários:

Enviar um comentário